Exercícios físicos e cálcio amenizam sintomas da TPM

Aproximadamente 80% das mulheres apresentam desconforto físico ou mental no período pré-menstrual. A Síndrome da Tensão Pré-Menstrual, mais conhecida como TPM, consiste em uma série de sintomas físicos e emocionais que ocorrem de maneira cíclica todo mês antes da menstruação. Acredita-se que mais de 150 diferentes sintomas possam ser observados durante o ciclo menstrual, podendo atingir intensidade suficiente para interferir na vida da mulher.

Durante a TPM a mulher pode apresentar um ou vários sintomas, como ansiedade, agressividade, compulsão por doces e chocolates, cólicas, inchaço no corpo e melancolia. Para amenizar os sintomas, médicos recomendam exercícios físicos, dieta especial que inclui vitaminas e suplementos minerais, e se necessário, hormônios e drogas antidepressivas.

exercicios-fisicos-no-inverno-materia
A acupuntura é uma das terapias alternativas utilizadas que substituem tais drogas e evitam os efeitos colaterais no organismo. A técnica é eficaz no aumento da diurese e na redução das oscilações emocionais e da ansiedade.

Em alguns casos, a TPM causa insônia, alterações na pele, paranóia e afeta a concentração da mulher. Estudos já relacionaram o grande índice de suicídio na mulher ao período de TPM.

Prevenção
A atividade física melhora o estado psíquico, o humor e o nível de tolerância à dor, em parte, devido à liberação da endorfina, que traz uma sensação de bem-estar à mulher. O esforço ajuda de duas formas: ativa a produção da serotonina, substância que provoca sono e ajuda a tirar a dor; e, promove uma espécie de massagem, que facilita o retorno do sangue nos músculos contraídos e diminui o inchaço nesse período.

Uma dieta rica em cálcio pode diminuir pela metade os sintomas da TPM, segundo pesquisa realizada pelo Centro Hospitalar Lukes-Roosevelt, em Nova York, nos EUA. No teste, médicos receitaram uma pílula com 1.200 mg de cálcio à metade de um grupo de 466 mulheres. As outras, ingeriram pílulas sem agente ativo.

Após três meses, as mulheres que tomaram cálcio tiveram uma redução de 48% nos sintomas. A depressão diminuiu em aproximadamente 54% e as cólicas, em 45%.

No Brasil, pesquisas já revelaram que o consumo diário médio de cálcio por adulto é de 400 mg/dia, ou seja, metade dos 800 mg/dia encontrados em três copos de leite recomendados.

Mas o consumo indiscriminado de cálcio pode ser perigoso. O excesso da substância no organismo reduz o nível de magnésio, nutriente importante para o corpo. Quando isso ocorre, o organismo retém mais água e os sintomas da TPM pioram. Por isso, a dieta à base de cálcio deve ser receitada por um médico.

Para receitar a melhor terapia para a paciente, o médico deve levar em conta não só os sintomas da TPM, mas a história de vida da mulher e ter uma visão geral dos fatores físicos e psicossociais que interferem em seu dia-a-dia.

Fonte: Folha On line

Compartilhe