Posso treinar durante a gravidez? | Artigo Les Mills

Quando falamos de gravidez e exercícios, há muitas mensagens contraditórias e é difícil saber no que acreditar. Nós fomos a fundo em algumas das principais questões sobre atividade física na gravidez e assim você pode manter o shape com saúde e segurança, enquanto está esperando seu bebê.

Gravidez e exercícios formam um debate polêmico e para as grávidas é realmente complicado saber o que exatamente você pode fazer com segurança na academia. Nosso compromisso é dar clareza para que você entenda o que o exercício faz com a mãe e a criança, e como se certificar que você e seu bebê estão seguros e confortáveis enquanto fazem as atividades.
IMPORTANTE: É primordial consultar seu médico a respeito de seus planos de praticar atividade física. Você deve explicar a natureza do treinamento que deseja fazer e mantê-lo atualizado sobre como se sente durante os exercícios. E se você tiver alguma complicação médica na gravidez deve ser criteriosamente avaliada pelo seu médico antes de participar de qualquer atividade física.
As mais recentes orientações de boas práticas (1) incentivam a prática de atividades antes, durante e após a gestação, tanto para mulheres já ativas, como para as sedentárias. Elas enfatizam que a gravidez e as mudanças fisiológicas que ela gera estão longe de serem consideradas limitações – então não há motivo para se entregar ao sofá neste período. Na verdade, a orientação é incentivar as mulheres que antes eram sedentárias a praticar alguma forma de atividade, aproveitando este momento de tantas mudanças para fazer novas escolhas saudáveis para seu estilo de vida.
Mas por que, justamente nestes meses da vida em que tudo que a mulher deseja é dormir e comer guloseimas, a recomendação é se alimentar muito bem e fazer atividades?
Aqui vão alguns bons motivos:

Manter um bom condicionamento físico vai prepará-la para um trabalho de parto mais fácil e mais curto, com uma recuperação mais rápida e menor chance de complicações. (3)

Treinar a musculatura abdominal na gravidez vai diminuir o grau de separação das paredes abdominais (diástase)  – que causa dor lombar e pélvica. (2)

Exercícios ajudam a manter também o seu bebê no peso ideal. Bebês muito pesados tem maior propensão a desenvolver doenças como obesidade, doenças metabólicas e cardiovasculares em sua vida posteriormente. (4)

Se manter fisicamente ativa combate a Diabetes Mellitus Gestacional – um tipo de diabetes que acomete grávidas. Isto pode colocá-la em risco de ter diversas complicações, e propensa a desenvolver Diabetes Tipo 2 no futuro. Mulheres com Glicemia Alta tem maior probabilidade de ter bebês com sobrepeso, que por consequência terão mais chance de sofrer com obesidade e problemas metabólicos futuramente. (4)

Problemas com hipertensão podem causar um parto prematuro e são a principal causa de mortalidade materna. Estudos mostram que se manter ativa na gestação pode ajudar na prevenção destas complicações. (4)

Outros benefícios também incluem ter bebês mais espertos, calmos, com bom comportamento e que lidam melhor com o momento estressante do parto. (3)
Em contrapartida, negligenciar o exercício físico e ganhar muito peso durante a gravidez pode gerar uma sobrecarga nas articulações da gestante, aumentando bastante a dor lombar no período. (3)’
Dentre várias modalidades disponíveis na #VidaAcademia, uma de maior destaque é o BODYBALANCE, disponível em vários horários ao longo da semana.
#gravidez #exerciciosnagravidez
Referências: 
(1) Artal R and O’Toole M. Guidelines of the American College of Obstetricians and Gynecologists for exercise during pregnancy and the postpartum period. Br J Sports Med 37: 6–12, 2003.
(2) D.R. Benjamin et al Effects of exercise on diastasis of the rectus abdominis muscle in theantenatal and postnatal periods: a systematic review Physiotherapy 100 (2014) 1–8
(3) Piper TJ Core Training Exercise Selection During Pregnancy Strength and Conditioning Journal, VOLUME 34 | NUMBER 1 | FEBRUARY 2012,
Compartilhe