Os benefícios do Chocolate!!!

O chocolate é muito conhecido devido ao seu delicioso sabor, mas podemos nos beneficiar do seu consumo pois nele há substâncias chamadas de fitoquímicos, as quais demonstram em pesquisas científicas benefícios potenciais à saúde. Um exemplo em destaque é o grupo dos flavonóides, que agem como potente antioxidante, além de diminuir riscos de doenças cardiovasculares e câncer. A teobromina é outro fitoquímico presente em grande quantidade nos produtos de cacau. Essa substância tem ação diurética e assim como a cafeína, age como estimulante do SNC, do sistema respiratório e dos músculos cardíacos. Além disso o chocolate é rico em alguns minerais (manganês, potássio e magnésio) e das vitaminas do complexo B. Também apresenta um tipo de gordura insaturada, o acido oléico, conhecido por auxiliar na redução do colesterol.

Alguns tipos de chocolate, principalmente os mais escuros e com menos teor de açúcar tem maior potencial de contribuir para a saúde em relação aos chocolates branco e ao leite, devido a maior quantidade de cacau presente em sua composição.

 

Mesmo sabendo de todos os benefícios, vale lembrar que todo tipo de chocolate deve ser consumido com moderação!!! Portanto, procure um nutricionista para te orientar sobre qual melhor opção, horário e quantidade.

Adriana Martinhão – Nutricionistra VIDA Academia

Compartilhe