Se mesmo com todo o esforço para perder peso, o ponteiro da balança não sai do lugar, certamente algo deve estar errado! É difícil manter a motivação quando desejamos emagrecer, principalmente quando o resultado demora para aparecer na balança ou ainda, quando nos encontramos com o famoso “efeito sanfona” – quando emagrecemos e engordamos em seguida, emagrecemos e engordamos… e o processo se repete com algumas pessoas por muito tempo e o emagrecimento efetivo não acontece. Mas calma, há algumas coisas que você poderá ficar mais atento em sua rotina diária e assim, aumentar o sucesso na sua jornada de emagrecimento, seja ela com ou sem o auxílio de um profissional.

Quais erros comuns podem atrapalhar você de emagrecer rápido e com mais eficiência!?

Sono irregular

Se dormimos mal, temos a tendência de buscar combustível nos alimentos. E mais, se a gente dorme pouco, liberamos pouco hormônio leptina – responsável por ajudar a regular a fome e manter o metabolismo ativo.

Como resolver: Procure montar um ambiente propício para dormir – sem celular próximo de você, TV, luz acesa. Crie uma rotina para se deitar e levantar sempre nos mesmos horários, dormir oito horas por noite – seria o ideal, se não conseguir 8 horas, durma o máximo que conseguir próximo disso.

Se o stress está alto

O equilíbrio da flora intestinal é afetado quando estamos estressados, ela é responsável pela absorção dos nutrientes. Com isso, o resultado é que o organismo da pessoa estressada tem maior dificuldade em processar os nutrientes dos alimentos e por isso, a absorção de calorias aumenta.

Como resolver: O principal é reduzir o stress. Procure sair um pouco da rotina, faça algo que lhe agrada, leia um livro, assista um bom filme, fique perto de quem você gosta. Fazer exercícios e passear ao ar livre também ajuda. Aumente a ingestão de probióticos, micro-organismos que regulam a flora intestinal. O ideal é consumir todo dia um pote de iogurte, também pode ser uma fatia de queijo probiótico, ou, um frasco de leite fermentado, ou ainda um sachê de probiótico em pó na bebida.

Comer só salada e/ou vegetais

Mesmo legumes e vegetais não podem ser consumidos à vontade. Por exemplo, cenoura, batata e abóbora, são ricos em carboidrato. Além disso, normalmente eles são ingeridos refogados e podem acumular gordura e sódio.

Como resolver: O prato ideal inclui uma porção de carboidrato integral, outra pequena de proteína magra (frango, peixe) e 2 colheres (sopa) de legumes e vegetais. Folhas verdes cruas são a vontade, mas cuidado com os molhos prontos, que podem ser substituídos por caseiros feitos com ervas e limão. Procure abusar mais das ervas, em vez do sal, para dar gosto à comida. Caso de dúvidas, procure um nutricionista, que poderá te orientar corretamente.

Mas e a farra do fim de semana

Assim os doces, as bebidas alcoólicas são tão ou ainda mais calóricas. Alguns drinques têm alto índice glicêmico, ou seja, liberam rapidamente na corrente sanguínea grande quantidade de açúcar, e como consequência é absorvido em forma de gordura.

Como resolver: Se você não deseja parar completamente com o álcool, deve reservar apenas um dia do fim de semana para beber e se conter a um brinde. Boas opções: vinho tinto, que tem, em média, 107 calorias por taça e caipirinha de limão com saquê, que possui 168 calorias. Ter alguns finais de semana “regrados” e uma vida inteira para aproveitar, valerá muito mais do que, alguns finais de semana de exagero e a vida inteira para se arrepender.

Só comer light e diet

Em ambos os casos, não necessariamente quer dizer que os alimentos sejam mais saudáveis e não engordem. Eles contêm aditivos químicos, sódio e, às vezes, mais gordura.

Como resolver: Evitar comida industrializada de modo geral é o melhor a se fazer, além de não consumer esse tipo de produtos. Alimentos naturais e de grande valor nutritivo, como frutas, vegetais e grãos, são sempre mais indicados e bem baratos em nossa país, se comparados com industrializados. Ajudam a regular o metabolismo, a absorção de gorduras e a melhorar a disposição.

Não pensar na comida

Pensar um pouco e planejar as refeições, ajuda no controle de calorias, pois assim você evita aqueles ataques súbitos à geladeira. Se deixamos para almoçar ou lanchar só quando estamos no limite da fome, acabamos ingerindo mais do que precisamos.

Como resolver: O segredo é, ao acordar, visualizamos como será nosso dia, quanto tempo teremos para comer e onde faremos isso. Melhor se pudermos separar e levar para o trabalho comida saudável, pelo menos as opções de lance como por exemplo, frutas, biscoitos integrais, água de coco e castanhas.

Ficar em casa é muito bom

Nosso corpo foi feito para se movimentar, mas com a vida moderna tempos pouco tempo para se exercitar e muitas facilidades, que nos colocam ainda mais no sedentarismo, como se deslocar somente de carro, as vezes nem saimos de casa e compramos as coisas pelo telefone ou internet. Isso deixa nosso metabolismo mais lento e como resultado, acumulamos gordura corporal.

Como resolver: Procure se movimentar mais e sempre que possível. Frequente uma academia ou clube em que você se sinta bem, isso te dará uma boa motivação para se exercitar e queimar calorias. E não precisa muito, começando com apenas 3x na semana entre 30 e 60 minutos, com a orientação de um bom profissional, muito em breve você se sentirá mais disposto e seu corpo irá te responder com ótimos resultados.

Não se desmotive com os resultados as vezes pequenos no processo de emagrecimento, a natureza do corpo respeita algumas fases, da mesma forma que não se engorda do dia para noite, emagrecer rápido e com eficiência, requer certo tempo de dedicação. Por isso, se fizer as escolhas certas na sua rotina e buscar ajuda profissional, muito em breve você chegará no peso ideal e com o corpo que deseja, de maneira saudável e com a motivação necessária para ser mais feliz!

 

Compartilhe