“Se disserem para você comer mais carne para ganhar massa muscular, não acredite nisso!” (Arnold Schwarzenegger)

Não queremos que você pare de comer carne (caso você goste desse alimento). Mas então para que essa informação é interessante para quem pratica exercícios?

No geral, os alimentos a base de plantas podem ser considerados anti-inflamatórios naturais, já que não tem colesterol e contam com menos ou nenhum gordura saturada. Além disso, são menos alergênicos, contam com mais fibras, antioxidantes e gorduras insaturadas. Dessa forma, quem opta por essa dieta tem a tendência a ter uma melhor digestão. Isso faz com que o corpo fique pronto para uma nova sessão de treinamento de maneira mais rápida e mais adequada.

Claro que tudo depende da forma que o produto foi preparado também. Por isso, não vale pensar, por exemplo, que os produtos industrializados ou batata frita podem oferecer esses mesmos benefícios.

Mas e as proteínas, cálcio e ferro?

Existem muitos vegetais que contam com grandes quantidades desses nutrientes e certamente pode satisfazer qualquer tipo de atleta, veja:

TODAS as vitaminas e aminoácidos necessários para construção muscular podem ser encontradas em boas combinações vegetais. A única exceção é a vitamina B12, que na verdade é produzida por uma bactéria que só “existe” nos alimentos de origem animal. Geralmente é indicado para quem quem faz dieta vegetariana estrita, optar por suplementar essa vitamina diretamente conforme sua necessidade biológica.

Se você pensa em reduzir a ingestão de alimentos de fonte animal,  não deixe de consultar um nutricionista de confiança para te ajudar. Se você já parou com a ingestão carnes, tenha o hábito de fazer um acompanhamento periódico junto a um nutricionista ou médico de confiança. De tempos em tempos poderá mensurar como estão os índices nutricionais de seu organismo e  assim, garantir bons resultados em seus treinos.

Texto:  Bruno Bember

Edição: Dido

 

Compartilhe