Mesmo durante o isolamento social, é preciso manter a saúde em dia!

 

Atividades para a quarentena

O isolamento social fez com que as pessoas mudassem a forma de viver, não é verdade? E como a rotina passou por mudanças, foi preciso adaptar muitas atividades. A prática de exercício físico, por exemplo, sofreu os impactos. Mesmo dentro de casa, a saúde não pode ficar de lado. Confira algumas dicas!

  • Praticar exercício físico

Dedicar um momento do dia à prática de exercício é importante para nos manter saudáveis, tanto fisicamente como mentalmente. São vários benefícios:

Os benefícios são inúmeros, como ter mais disposição para aproveitar melhor o dia, o sono tende a ser mais agradável e restaurador; é possível minimizar dores nas costas e outras articulações; reduz o risco de lesões e acidentes; melhora os reflexos motores, por exemplo, pessoas que se exercitam não escorregam facilmente em um chão liso; melhora a mobilidade articular; reduz riscos de doenças do coração, pressão arterial, diabetes… e muitos outros. Dido, professor e gestor da Vida Academia.

Além disso, manter-se motivado faz muita diferença. Nós sabemos que nem todo dia ficamos animados para fazer algo, por isso é importante encontrar uma atividade prazerosa. A Vida Academia, de segunda a sábado, faz diferentes lives de treinos para que você possa motivar-se e movimentar o corpo. Confira os horários nas nossas redes sociais e nos acompanhe no Youtube.

5 dicas para manter a saúde na quarentena

 

  • Se alimentar bem

A alimentação é fundamental para a saúde, principalmente durante a quarentena.

Uma boa alimentação, além de garantir a saúde em geral, controle de peso, ajuda também a manter o sistema imunológico em ótimas condições, o que faz toda a diferença na reposta do organismo em relação às doenças. A imunidade é o nosso mecanismo de defesa, portanto, ajuda a mantermos o corpo em equilíbrio e saudável. Adriana Martinhão, Nutricionista.

É importante entender que não existe uma fórmula mágica para manter a saúde, mas sim, um conjunto de atitudes.

Um outro ponto a se destacar é a vitamina D, já que tomamos menos sol dentro de casa.

A vitamina D tem inúmeras funções, entre elas, a saúde dos ossos, do coração e a imunidade. Sua falta está relacionada com fadiga, queda de cabelo e inclusive com depressão. Os alimentos fontes de vitamina D são: leite, queijo, iogurte, salmão, atum, ovos, fígado. O ideal é que se faça um exame de sangue para medir se realmente há deficiência e, se for confirmado, a suplementação é necessária. Adriana Martinhão, Nutricionista.

E os vilões da alimentação têm marcado presença na quarentena, por exemplo o álcool, refrigerante, salgadinhos, embutidos, entre muitos outros. No geral, a dica é comer com consciência e moderação.

A quarentena é um momento diferente, estamos aprendendo lidar com informações e emoções diferentes, então é normal sentir vontade de alimentos não tão saudáveis. O que faz um alimento ser prejudicial é a sua relação com ele, a quantidade e frequência com que é ingerido. Adriana Martinhão, Nutricionista.

Por isso, tudo bem de vez em quando comer algo que se tem muita vontade. Porém, a moderação deve existir!

Ah, para quem gosta de fazer exercício físico em jejum, é sempre importante procurar por um profissional para orientação e um planejamento individualizado.

5 dicas para manter a saúde na quarentena

  • Meditar

Meditar é uma ótima maneira de lidar com os sentimentos e emoções que estão ainda mais fortes nesse período de isolamento social. O estresse, a ansiedade e até o desanimo podem ser melhorados com essa prática.  Nas nossas aulas de BODYBALANCE há um momento especial para meditação, que também está sendo oferecida on-line e ministradas pelo Dido. Vale destacar que existem vários aplicativos de meditação guiada que te ajudam nessa tarefa. Alguns deles são: Zen, Calm, Mediotopia e Lojong.

  • Cuidar da saúde mental

Além de cuidar do nosso corpo, é preciso cuidar da nossa mente.  Saiba que está tudo bem alguns dias você não estar bem, no entanto, se a tristeza, o desanimo e a indisposição persistirem, é importante procurar um profissional. Muitos psicólogos têm feito suas consultas on-line, por que não tentar?

  • Fazer o que gosta

Quando fazemos algo que gostamos ficamos mais felizes e motivados. Por isso, separe um momento do seu dia para se dedicar ao que te dá prazer. Assista um filme, leia um livro, cozinhe uma comida gostosa…pense em você!

Gostou das nossas dicas? A Academia Vida está sempre à disposição para ajudar e garantir uma melhor qualidade de vida aos alunos. Sabemos que este momento não está sendo fácil, mas juntos enfrentaremos tudo isso!

 

Ah, continue nos acompanhando por aqui. Traremos sempre novidades!

 

 

Compartilhe