Para as mamães de plantão, movimentar o corpo contribui positivamente não só para a saúde física, mas também emocional

 

Os exercícios físicos são fundamentais para uma melhor qualidade de vida. Durante a gravidez, eles também ajudam a proporcionar à mãe o bem-estar físico e emocional. Menos dores nas costas, controle do peso, diminuição dos níveis de tensão, tudo isso é possível ao movimentar o corpo. No entanto, para garantir os benefícios, é importante contar com o aval do médico obstetra e com a orientação de um educador físico.

 

 Gravidez não é doença

É comum muitas gestantes ficarem com receio de praticar exercícios físicos neste momento em que o corpo está mudando e um bebê está sendo formando. Porém, quando a gestação segue seu ritmo normal e saudável, o médico libera e inclusive indica continuar as atividades que já vinham sendo realizadas antes. Tenha certeza, sua saúde vai agradecer.

 

Todo exercício físico, se bem orientado por profissionais de Educação Física, ou seja, orientação alicerçada nas características individuais da gestante, que deve estar liberada por seu médico para se exercitar, não oferece riscos. Gravidez “não é doença”, e sim, trata-se de um estado natural que o corpo da mulher pode assumir por um período em sua vida. Dido, Diretor Técnico da Vida Academia.

 

Assim como nos preparamos para diferentes situações do dia a dia, é importante que você cuide do seu corpo também nessa fase. Riscos podem existir quando não há uma avaliação e planejamento adequados pelos profissionais envolvidos. Mas fique tranquila, aqui na Vida Academia cuidamos de todas com muito cuidado e carinho!

 

 Benefícios além do físico

A gravidez é uma experiência única e exige mudanças no corpo da mãe, que se transforma para acolher o bebê em formação e depois para o trabalho de parto. É comum neste momento sentir incômodos que antes não existiam. Dores nas costas, no nervo ciático e na pelve, aumento do peso, indisposição, inchaço, estresse, câimbras musculares, insônia, apetite aumentado ou a falta dele, intestino preso, irritabilidade, entre muitos outros sintomas que surgem neste momento delicado da vida e varia para cada gestante, pois está relacionado diretamente ao seu estilo de vida e de movimento no dia a dia.

Felizmente, muitos deles podem ser melhorados com a prática regular de atividades físicas!

 

Sinto muita diferença no meu dia a dia quando pratico exercícios. Me sinto mais disposta, durmo mais relaxada e tenho mais força. Tem me ajudado muito na minha preparação para o parto, e isso tem me deixado muito feliz. Bruna Soares, aluna da Vida Academia

 

exercicios-gravidez-bruna-soares

 

Movimentar o corpo impacta diretamente no bem-estar e na rotina diária. Assim como comentou a nossa aluna Bruna, que está grávida e não abriu mão das suas atividades aqui na Vida Academia, os benefícios são diversos.

Listamos mais alguns para você conhecer:

-Ter força muscular suficiente para sustentar o peso da barriga, evitando sobrecarregar as costas e, portanto, resultando em menos dores;

-Manter a força muscular na pelve, que ajuda a sustentar o peso do útero e também possui importante função durante o trabalho de parto;

-Manutenção da postura corporal;

-Controle adequado do peso;

-Melhor resposta glicêmica por parte do organismo;

-Boa disposição;

-Auxilia no correto funcionamento do intestino;

-Redução de níveis de tensão e ansiedade;

-Aumento da sensação de bem-estar;

E muitos outros!

 

Pode-se até dizer que esses benefícios psicológicos são consequência dos benefícios físicos que merecem ser engrandecidos como, melhora na circulação sanguínea, um maior controle respiratório, redução de possíveis câimbras, redução de inchaço, fortalecimento dos músculos abdominais e redução do desconforto intestinal. Dido, Diretor Técnico da Vida Academia.

 

Inclusive, para o parto natural, o fortalecimento da região pélvica – região do quadril, glúteos, abdome e coxas – contribui para um parto mais tranquilo e uma recuperação mais rápida. As mães que já se exercitavam antes da gravidez e continuaram durante a gestação também tendem a retornar suas rotinas de treino com mais facilidade.

  

Orientação é fundamental

O exercício bem orientado para a gestante deve englobar o corpo todo e de maneira individualizada. Não há uma “fórmula” única para o sucesso do treino de gestantes. No entanto, de modo geral, orienta-se a redução gradual de atividades que tenham impactos (por exemplo, saltos ou corridas) e exercícios que oferecem alguma pressão no abdome ou promovem o aumento da pressão arterial.

 

De modo geral, a futura mãe pode fazer quase de tudo, especialmente se ela já se exercitava antes da gestação. O exercícios precisam ser prazerosos para a gestante, por isso, reforço que o profissional de Educação Física preparado para esse público, é o catalalizador que irá orientar a aluna na escolha, preparação e duração dos exercícios. Dido, Diretor Técnico da Vida Academia.

 

O time de profissionais da Vida Academia pode lhe ajudar neste momento tão importante. Aproveite e marque com a gente um bate-papo e sua aula experimental!

 

 

Mamãe e bebê saudáveis

Os exercícios são fundamentais para garantir o bem-estar ao longo da gravidez, incluindo a saúde da mãe e do bebê. Lembre-se de que uma boa alimentação também deve fazer parte da rotina, e na Vida Academia contamos com a orientação da nossa nutricionista. Está pronta para movimentar o corpo? Qualquer dúvida, estamos à disposição!

 

Gostou do conteúdo? Continue por aqui, trazemos sempre novidades!

Compartilhe