Mesmo sendo bastante falada, muitos desconhecem a doença e, principalmente, a sua prevenção e até como é possível suprimi-la

 

Provavelmente você deve conhecer pelo menos uma pessoa que tenha diabetes. A doença é muito comum no mundo todo, porém o Brasil é o país com o maior número de pessoas com diabetes na América Latina – são mais de 16 milhões de brasileiros, segundo dados da IDF em 2019. A boa notícia é que você pode se prevenir deste problema antes que ele apareça e, para muitas pessoas, é possível suprimir a doença. Para isso, separamos 4 atitudes que farão grande diferença na saúde.  Confira!

 

Entendendo o diabetes

Quem tem diabetes não produz insulina ou não consegue empregar adequadamente a insulina produzida, um hormônio que controla a quantidade de glicose no sangue. O nosso corpo precisa deste hormônio para utilizar a glicose, que obtemos por meio dos alimentos, como fonte de energia.

Portanto, uma pessoa diabética não consegue utilizar a glicose adequadamente e seu nível no sangue fica alto (hiperglicemia). Se isso permanecer por muito tempo, pode haver o comprometimento dos órgãos, vasos sanguíneos e nervos.

 

Quais são os tipos?

Há dois tipos de diabetes: o tipo 1 é uma doença autoimune, que faz com o que pâncreas pare de produzir insulina definitivamente. E o tipo 2 está relacionado com a produção insuficiente da insulina para controlar a taxa de glicemia ou quando o organismo não consegue usar adequadamente a insulina que produz.

 

Vivendo sem diabetes

O diabetes do tipo 2 pode ser prevenido ou, em muitos casos, até mesmo suprimido. Para te ajudar nessa tarefa, separamos 4 atitudes para você colocar em prática no dia a dia.

1. Evite o consumo de carboidratos

O excesso de carboidrato, além de levar ao acúmulo de gordura e de peso, pode contribuir também para o aumento do triglicerídeos no sangue, o que pode resultar em diabetes tipo 2. Lembre-se de que não é preciso excluir de vez os carboidratos, mas consumi-los com equilíbrio.

 

Aumentar o consumo de outros alimentos saudáveis como vegetais, castanhas, ovos, peixes, carnes magras é uma ótima maneira de diminuir o consumo de carboidratos. Adriana Martinhão, nutricionista.

 

2. Diminua o consumo dos ultraprocessados

Os alimentos ultraprocessados são feitos com ingredientes industriais, que passam por um processamento intenso e normalmente acabam perdendo a estrutura, cor e sabor. Por conta disso, é preciso adicionar aromatizantes, corantes, emulsificantes e entre outras substâncias que fazem mal ao nosso organismo. Sendo assim, priorize os alimentos de verdade e in natura, como frutas, legumes e verduras, carnes, castanhas e os minimamente processados como os grãos, queijos e alguns cereais (aveia e arroz).

3. Invista em uma alimentação equilibrada

Sua saúde agradece por uma alimentação rica em fibras, frutas, vegetais e legumes. Manter o equilibro faz a diferença não só para evitar o diabetes, mas também outras doenças como o colesterol, obesidade e problemas cardiovasculares.

 

Uma alimentação equilibrada traz muitos benefícios para a saúde a longo prazo e vantagens perceptíveis no dia a dia, como mais disposição, bom humor e qualidade no sono. Inclusive, o planejamento é o segredo para colocar tudo em prática! Um nutricionista pode ajudar com um cardápio planejado para cada caso e a partir daí você pode organizar a alimentação da semana com antecedência, evitando fast food e alimentos que, apesar de práticos, não trazem benefícios ao corpo. Adriana Martinhão, nutricionista.

 

4. Pratique atividade física regularmente

Esta atitude é algo que valorizamos e incentivamos todos os dias! O exercício físico tem um poder muito positivo não só para o nosso corpo, mas também para a saúde. Estar acima do peso, por exemplo, principalmente se a gordura estiver concentrada em volta da cintura, é um dos riscos para desenvolver a doença.

Por isso, procure um lugar confiável, como a Vida Academia, para incorporar na sua rotina atitudes mais saudáveis. Apenas 30 minutos por dia movimentando o corpo é o suficiente e com certeza você sentirá os efeitos!

Inclusive, em nossa academia oferecemos aulas de diversos estilos e para todos os gostos. E não é necessário sair de casa para fazê-las, basta se inscrever na Vida On-line. Conheça agora e melhore a sua qualidade de vida!

 

Cuide de você!

Viu só como essas atitudes são simples e podem trazer inúmeros benefícios, inclusive prevenir o diabetes do tipo 2 e até suprimi-lo. Não há cura definitiva, mas com os ajustes na alimentação mostrados e o exercício físico regular, muitas pessoas conseguem reduzir o uso de medicamentos e diminuir os efeitos da doença. Vale ressaltar que o acompanhamento médico é necessário, e só ele poderá alterar a medicação.

Uma vida saudável só depende de você! E nós, da Vida Academia, estamos prontos para lhe ajudar a conquistar isso!

 

Gostou do conteúdo? Continue por aqui, trazemos sempre novidades!

 

Compartilhe